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Informa sobre tratamento de dados |
Informa sobre condições de entrega de dados a agentes do Estado |
Defende a privacidade de usuários no Judiciário |
Adota posicionamento público pró privacidade |
Publica relatório de transparência sobre pedidos de dados |
BÔNUS - Notifica usuários sobre pedidos de dados |
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CLARO
CATEGORIA: Informações sobre tratamento de dados
Resultado: 
A Claro obteve ¼ de estrela, pois atendeu a dois parâmetros: o de fornecer informações sobre a utilização de dados por terceiros (V) e o de facilidade de acesso às informações (VI). Não há outras informações sobre coleta, uso e tratamento, armazenamento e proteção de dados.
Quanto ao uso de dados por terceiros, os contratos de prestação de Serviço Móvel Pessoal (SMP) sinalizam a quem e em que circunstâncias dados podem ser fornecidas a terceiros.
Modalidade pré-pago:
Cláusula 14.7. Uma vez solicitada pelo ASSINANTE a Portabilidade do Código de Acesso e atendidos os requisitos e as condições comerciais estabelecidas para tal, o ASSINANTE autoriza, desde já, o fornecimento de seus dados cadastrais para a “Entidade Administradora” e para a “Prestadora Doadora”, assim definidas pela ANATEL, a fim de permitir a conclusão, ou não, de sua solicitação de Portabilidade.
Modalidade pré-pago:
Cláusula 15.6. Todas as informações do cadastro do ASSINANTE são confidenciais e só poderão ser fornecidas: a) ao ASSINANTE; b) ao representante com procuração específica; c) à autoridade judicial; e d) a outras Prestadoras de Serviços de Telecomunicações, para fins específicos da prestação destes serviços.
Modalidade pós-pago:
Cláusula 15.4 Todas as informações relativas ao cadastro do Assinante são confidenciais e só serão fornecidas: a) ao Assinante; b) ao representante com Procuração específica; c) à agência de cobrança da Claro; d) à autoridade judicial; e) a outras prestadoras de Serviços de Telecomunicações, para fins específicos da prestação destes serviços.
O InternetLab considera que as informações sobre uso de dados por terceiros deveriam ser muito mais extensas. Nesta primeira edição do QDSD, enquanto ainda aguardamos a regulamentação do Marco Civil da Internet, contudo, entendemos que a disponibilização de informações deste teor atenderia ao parâmetro (V).
Quanto à facilidade do acesso de informações, na página inicial do sítio eletrônico da Claro (http://www.claro.com.br), no final da página, há um item em que está sinalizado claramente “Contratos e Regulamentos”. Dessa forma, os clientes não deverão ter muitas dificuldades para encontrar esse tipo de informação. Por isso foi considerado atendido o parâmetro (VI).
CATEGORIA: Informações sobre condições de entrega de dados a agentes do Estado
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A Claro obteve ½ estrela, pois atendeu a um parâmetro (II).
Nos contratos, a Claro afirma que poderá fornecer “informações do cadastro do assinante” para autoridades judiciais.
Modalidade pré-pago:
Cláusula 15.6. Todas as informações do cadastro do ASSINANTE são confidenciais e só poderão ser fornecidas: a) ao ASSINANTE; b) ao representante com procuração específica; c) à autoridade judicial; e d) a outras Prestadoras de Serviços de Telecomunicações, para fins específicos da prestação destes serviços.
Modalidade pós-pago:
Cláusula 15.4 Todas as informações relativas ao cadastro do Assinante são confidenciais e só serão fornecidas: a) ao Assinante; b) ao representante com Procuração específica; c) à agência de cobrança da Claro; d) à autoridade judicial; e) a outras prestadoras de Serviços de Telecomunicações, para fins específicos da prestação destes serviços.
Nesta primeira edição do QDSD, o InternetLab considerou que a Claro atende ao parâmetro (II). A linguagem do contrato revela o compromisso de entregar dados a autoridades do Estado em geral apenas mediante ordem judicial. Apesar de não fazer menção expressamente a registros de conexão, consideramos dessa vez que o fato de usar o pronome “todas” permite inferir que estão inclusos.
Contudo, nos contratos não há referência às possibilidades de acesso por parte de autoridades administrativas. O art. 10 do Marco Civil da Internet autoriza companhias a fornecerem dados cadastrais diretamente a autoridades administrativas sem ordem judicial, se estas detiverem competência legal para requisição. Na Reunião Ordinária do dia 24 de novembro de 2015, da CPI dos Crimes Cibernéticos, o Sr. Fábio Andrade (Diretor de Relações Institucionais da Claro/Embratel) afirmou que a Claro atende a ordens judiciais que requerem dados cadastrais e registros de conexão, além de fornecer dados cadastrais a autoridades administrativas (como a polícia e o Ministério Público) nos casos em que a lei determina não haver necessidade de ordem judicial. Como essa informação não está contida nos contratos, nem em qualquer outro documento oficial da empresa dirigido a clientes, o InternetLab considerou que a Claro não cumpriu o parâmetro (I). Para atender a esse parâmetro nas próximas edições, a Claro deverá ser clara sobre essas circunstâncias em seus contratos com clientes.
CATEGORIA: Defesa da privacidade dos usuários no Judiciário
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A Claro obteve ½ estrela, pois atendeu a um parâmetro (I).
A Claro contestou por ação direta de inconstitucionalidade, junto de outras operadoras via ACEL (Associação Nacional das Operadoras Celulares), artigos da Lei das Organizações Criminosas (Lei nº 12.850/13) no Supremo Tribunal Federal (STF). A justificativa foi que esses artigos violavam o direito à privacidade e intimidade de seus usuários ao permitir que dados pudessem ser entregues diretamente a autoridades policiais, sem a necessidade de ordem judicial. Por isso, atendeu ao parâmetro (I).
Nesse caso, somente consideramos a ação da Claro através de uma entidade de classe pelo fato de as operadoras, individualmente, não terem capacidade de propor uma ação de inconstitucionalidade no STF, de acordo com a Constituição brasileira. Assim, elas necessitam agir através de uma entidade de classe, como a ACEL. Em outros casos em que a participação individual era possível, não consideramos as ações de coletivos nos quais as operadoras participam (ex. a participação da SindiTelebrasil nos debates envolvendo o Marco Civil da Internet).
Quanto ao parâmetro (II), se a Claro se defendeu ou defendeu usuários de pedidos que considerou abusivos, a companhia não torna público esse tipo de informação. Também não foram fornecidas ao InternetLab informações dessa natureza na fase de engajamento com as empresas. Assim, por falta de evidência material, foi considerado que a Claro não cumpre esse parâmetro.
CATEGORIA: Posicionamento público pró-privacidade
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A Claro obteve ½ estrela, pois atendeu a cinco parâmetros (I, II, III, IV e V).
Encontramos posicionamentos da empresa nos seguintes processos de consulta pública sobre a regulamentação do Marco Civil da Internet (na plataforma do Ministério da Justiça e na realizada pelo CGI.br) e sobre o Anteprojeto de Lei para a Proteção de Dados Pessoais, na plataforma do Ministério da Justiça. A Claro, portanto, cumpriu o parâmetro (I) (participação nos debates), por ter participado de debates públicos em nome próprio.
A Claro cumpriu os parâmetros (II) (não defender aumento de prazo legal para retenção de dados) e (III) (não defender criação de novas obrigações legais para a guarda de dados), por não defender as pautas elencadas.
Na consulta da CGI.br, a Claro posicionou-se pela necessidade da uniformização dos prazos e dos parâmetros legais e, ainda, afirmou que:
“a regulamentação deve definir o prazo pelo qual os provedores de aplicações devem manter a guarda dos registros além do prazo estabelecido no caput do artigo 15, na hipótese em que não haja uma manifestação do judiciário, (…) Sugere-se que este prazo não seja superior a 180 (cento e oitenta) dias”.
Por isso, atendeu ao parâmetro (V) (regras de limitação a pedido de guarda de dados).
Na Plataforma do Ministério da Justiça, a companhia defendeu que fossem delimitadas quais as autoridades competentes para requerir dados cadastrais sem ordem judicial:
A Claro sugere alteração da redação do artigo 9o (…):
“Art 9.o As autoridades administrativas [rol de autoridades competentes] indicarão o fundamento de sua competência para o acesso e motivação para o pedido de acesso a dados cadastrais, devendo, o pedido, ser relativo ao âmbito de suas competências e finalidades precícuas.”
Por isso, cumpriu o parâmetro (IV) (delimitação das hipóteses de requerimento de dados cadastrais).
Os parâmetros (VI) (defender o uso de criptografia) e (VII) (defender processo de anonimização de dados) não foram contemplados nas manifestações da empresa.
CATEGORIA: Relatório de transparência sobre pedidos de dados
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A Claro não obteve estrela, pois não atendeu a nenhum dos parâmetros.
O grupo América Móvil, do qual a Claro faz parte, publica relatório de sustentabilidade sobre suas atividades no Brasil. Entretanto, o relatório não contém qualquer informação relacionada a pedidos de dados recebidos e atendidos.
CATEGORIA BÔNUS: Notificação do usuário
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A Claro não obteve estrela, pois não atendeu ao parâmetro.
Nos materiais consultados, não há menção sobre mecanismos de notificação do usuário em casos de pedidos de autoridades do Estado nos quais o sigilo não estiver imposto por lei.
NET
CATEGORIA: Informações sobre tratamento de dados
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A NET obteve ¼ de estrela, pois atendeu parcialmente os parâmetros (I) e (III), sobre coleta e armazenamento de dados, e cumpre integralmente o parâmetro (VI), sobre facilidade de acesso a informações.
Sobre coleta de dados, o contrato sinaliza que, ao aderi-lo, o cliente concorda que seus dados integrem o banco de dados da companhia.
Cláusula 20.02. No ato da adesão ao presente contrato, o ASSINANTE autoriza que seus dados pessoais integrem ao banco de dados da PRESTADORA e o envio de informações sobre lançamentos, ofertas especiais e promoções da PRESTADORA ou de outras EMPRESAS, ressalvando-se, a qualquer tempo, o direito do ASSINANTE, que não tiver mais interesse no recebimento das informações, de entrar em contato com a Central de Relacionamento da PRESTADORA e solicitar a exclusão das ações acima referidas.
No entanto, não há mais informações ou mais detalhes sobre essa coleta de dados; a que existe, vista acima, parece se referir à coleta de dados para fins de marketing. Por isso, o InternetLab considerou que a NET cumpriu apenas parcialmente o parâmetro (I).
Sobre armazenamento de dados, a companhia incorpora texto de resolução da ANATEL (Resolução 614/2013, art. 53), com o seguinte teor:
Cláusula 37.01. Dispõem os artigos 56, 57 e 58 da Resolução 614/2013 da ANATEL, que são direitos e deveres dos ASSINANTES:
(…) Art. 47. Sem prejuízo do disposto na legislação aplicável, as Prestadoras de SCM tê a obrigação de:
I – prestar serviço adequado na forma prevista na regulamentação;
II – apresentar à Anatel, na forma e periodicidade estabelecidas na regulamentação e sempre que regularmente intimada, por meio de sistema interativo disponibilizado pela Agência, todos os dados e informações que lhe sejam solicitados referentes ao serviço, inclusive informações técnico-operacionais e econômico-financeiras, em particular as relativas ao número de Assinantes, à área de cobertura e aos valores aferidos pela Prestadora em relação aos parâmetros e indicadores de qualidade;
Art. 52. A Prestadora deve zelar pelo sigilo inerente aos serviços de telecomunicações e pela confidencialidade dos dados, inclusive registros de conexão, e informações do Assinante, empregando todos os meios e tecnologia necessários para tanto.
Parágrafo único. A Prestadora deve tornar disponíveis os dados referentes à suspensão de sigilo de telecomunicações às autoridades que, na forma da lei, tenham competência para requisitar essas informações.
Art. 53. A Prestadora deve manter os dados cadastrais e os Registros de Conexão de seus Assinantes pelo prazo mínimo de um ano.
No entanto, não há mais informações ou mais detalhes sobre armazenamento de dados além daquilo contido na regulamentação da ANATEL, sobre o que as empresas devem fazer. Não informa, por exemplo, o prazo máximo pelo qual armazenará dados coletados. Por isso, o InternetLab considerou que a NET cumpriu apenas parcialmente o parâmetro (III).
Assim, consideramos como se a empresa tivesse apenas atendido a um parâmetro nos casos de (I) e (III).
Quanto à facilidade de acesso a informações, no final da página inicial da NET (http://www.netcombo.com.br), há um item sobre contratos e regulamentos. Dessa forma, os clientes não deverão ter muitas dificuldades para encontrar esse tipo de informação. Por isso foi considerado o atendimento do parâmetro (VI).
CATEGORIA: Informações sobre condições de entrega de dados a agentes do Estado
Resultado:
A NET obteve estrela cheia, pois atendeu aos dois parâmetros.
Incorporando texto de resolução da ANATEL, o contrato informa sobre entrega dados a “autoridades competentes” da seguinte maneira:
37.01 Dispõe os artigos 41 a 55 da Resolução 614/2013 da ANATEL, que são direitos e obrigações da PRESTADORA:
Art. 52. A Prestadora deve zelar pelo sigilo inerente aos serviços de telecomunicações e pela confidencialidade dos dados, inclusive registros de conexão, e informações do Assinante, empregando todos os meios e tecnologia necessários para tanto.
Parágrafo único. A Prestadora deve tornar disponíveis os dados referentes à suspensão de sigilo de telecomunicações às autoridades que, na forma da lei, tenham competência para requisitar essas informações.
Nesta primeira edição do QDSD, o InternetLab considerou que o termo utilizado (“autoridades que, na forma da lei, tenham competência”) é genérico o suficiente para informar que dados poderão ser fornecidos tanto a autoridade judicial quanto autoridade administrativa, quando competentes para fazerem o pedido.
No entanto, ressaltamos que a redação adotada não esclarece ao usuário o fato de existir dados cadastrais e registros de conexão possuírem tratamento jurídico diferenciado. Dados cadastrais podem ser requisitados sem ordem judicial a autoridades administrativas competentes. Atualmente, são elas autoridades policiais e agentes do Ministério Público no âmbito das leis das Organizações Criminosas (Lei 12.850/13, arts. 15 e 17) e de Lavagem de dinheiro (Lei 9.613/99, art. 17-B, adicionado pela Lei 12.683/12). Registros de conexão, contudo, apenas podem ser fornecidos mediante ordem judicial; não podem ser entregues a autoridades administrativas diante de mera requisição.
O cliente sem conhecimento técnico não sabe quais as “autoridades competentes” (Judiciário? Polícia? ANATEL? Receita Federal? Ministério Público?) nem as condições (Ordem judicial? Mera requisição?) em que podem ter acesso a dados. A linguagem jurídica é árida e o próprio Marco Civil indica que as empresas devem fornecer informações claras para seus clientes.
Nas próximas edições do projeto, nossa intenção é levar em consideração a especificação dessas diferenças, premiando empresas que prometem proteger os dados conforme as nuances existentes em lei. Será necessário que a NET informe clientes de modo mais claro que tipos de dados entrega e em que circunstâncias.
CATEGORIA: Defesa da privacidade dos usuários no Judiciário
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A NET não obteve estrela, pois não atendeu a nenhum dos parâmetros.
Não encontramos nenhuma ação em tribunais, contestando legislação, da qual a NET participasse. Tampouco encontramos ações nas quais defendessem usuários ou contestassem pedidos abusivos. Também não foram fornecidas ao InternetLab informações dessa natureza na fase de engajamento com as empresas. Assim, por falta de evidência material, foi considerado que a NET não cumpre os parâmetros.
Vale mencionar que, ao contrário das demais empresas analisadas que receberam crédito pelo parâmetro (I) por participarem de ação direta de inconstitucionalidade (ADI) via ACEL (Associação Nacional das Operadoras Celulares), contestando artigos da Lei das Organizações Criminosas (Lei nº 12.850/13), a NET é um provedor de Internet banda larga fixa. A ADI em questão é de um coletivo de operadoras de telefonia móvel, as quais são também provedores de Internet móvel. A NET é, contudo, igualmente afetada pelas obrigações dessa lei, o que também poderia ter lhe dado razão para desafiá-la.
CATEGORIA: Posicionamento público pró-privacidade
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A NET obteve ½ estrela, pois atendeu a quatro parâmetros.
Encontramos posicionamentos da NET na consulta pública sobre a regulamentação do Marco Civil da Internet realizada pelo CGI.br. A empresa, portanto, cumpriu o parâmetro (I) (participação nos debates) por ter participado de debates públicos em nome próprio.
A NET atendeu aos parâmetros (II) (não defender aumento de prazo legal para retenção de dados) e (III) (não defender criação de novas obrigações legais para a guarda de dados), por não defender as medidas elencadas.
Em manifestação na plataforma do CGI.org, a NET reiterou que:
a regulamentação deve definir o prazo pelo qual os provedores de aplicações devem manter a guarda dos registros além do prazo estabelecido no caput do artigo 15, na hipótese em que não haja uma manifestação do judiciário, (…) Sugere-se que este prazo não seja superior a 180 (cento e oitenta) dias.
Em face disso, atendeu ao parâmetro (V) (regras de limitação pedido/acesso de guarda de dados).
Consideramos que não foram contemplados os parâmetros (IV) (delimitação das hipóteses de requerimento de dados cadastrais), (VI) (defender o uso de criptografia) e (VII) (defender processo de anonimização de dados) nas manifestações da empresa.
CATEGORIA: Relatório de transparência sobre pedidos de dados
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A NET não obteve estrela, pois não atendeu a nenhum dos parâmetros.
O grupo América Móvil, do qual a NET faz parte, publica relatório de sustentabilidade sobre suas atividades no Brasil. Entretanto, o relatório não contém qualquer informação relacionada a pedidos de dados recebidos e atendidos.
CATEGORIA BÔNUS: Notificação do usuário
Resultado: 
A NET não obteve estrela, pois não atendeu ao parâmetro.
Nos materiais consultados, não há menção sobre mecanismos de notificação do usuário em casos de pedidos de autoridades do Estado nos quais o sigilo não estiver imposto por lei.
OI
CATEGORIA: Informações sobre tratamento de dados
Resultado: 
Oi Banda Larga Fixa
A Oi não obteve estrela, pois atendeu a apenas um parâmetro (VI).
No contrato analisado, não foi possível encontrar informações sobre tratamento de dados. A companhia afirma que o cliente tem direito ao respeito de sua privacidade e na utilização de seus dados pessoais, salvas as hipóteses e condições constitucionais e legais de quebra de sigilo de telecomunicações:
Cláusula 8.9. (…) bem como ao respeito de sua privacidade nesses documentos e na utilização de seus dados pessoais pela Oi, salvas as hipóteses e condições constitucionais e legais de quebra de sigilo de telecomunicações.
No entanto, não há menção a coleta, uso, armazenamento e proteção de dados. Por isso os parâmetros de (I) a (V) não foram atendidos.
Atualmente, há mais facilidade no acesso aos contratos no site da Oi (http://www.oi.com.br/) do que havia em outubro de 2015. Com isso, o parâmetro (VI) é atendido. No entanto, o cumprimento apenas de um parâmetro não é suficiente para ganhar qualquer tipo de pontuação positiva nesta categoria.
Oi Móvel
A Oi não obteve estrela, pois atendeu a apenas um parâmetro (VI).
No contrato analisado, não foi possível encontrar informações sobre tratamento de dados. Por isso os parâmetros de (I) a (V) não foram atendidos.
Atualmente, há mais facilidade no acesso aos contratos no site da Oi (http://www.oi.com.br/) do que havia em outubro de 2015. Com isso, o parâmetro (VI) é atendido. No entanto, o cumprimento apenas de um parâmetro não é suficiente para ganhar qualquer tipo de pontuação positiva nesta categoria.
CATEGORIA: Informações sobre condições de entrega de dados a agentes do Estado
Resultado: 
Oi Banda Larga Fixa
A Oi não obteve estrela, pois não atendeu a nenhum dos parâmetros.
Não puderam ser encontradas referências às circunstâncias em que a Oi entrega dados de clientes a autoridades.
Em Reunião Ordinária do dia 24 de novembro de 2015, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Crimes Cibernéticos, o Sr. Marcos Augusto Mesquita Coelho (Diretor de Relações Institucionais da Oi) afirmou que a Oi atende a ordens judiciais que requerem dados cadastrais e registros de conexão, além de fornecer dados cadastrais a autoridades administrativas e policiais (como a polícia e o Ministério Público) nos casos em que a lei determina que não há necessidade de ordem judicial. Contudo, como essa informação não está contida nos contratos, nem em qualquer outro documento oficial da empresa dirigido a clientes, não consideramos que a companhia cumpriu qualquer um dos parâmetros.
Oi Móvel
A Oi não obteve estrela, pois não atendeu a nenhum dos parâmetros.
Não puderam ser encontradas referências às circunstâncias em que a Oi entrega dados de clientes a autoridades.
Em Reunião Ordinária do dia 24 de novembro de 2015, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Crimes Cibernéticos, o Sr. Marcos Augusto Mesquita Coelho (Diretor de Relações Institucionais da Oi) afirmou que a Oi atende a ordens judiciais que requerem dados cadastrais e registros de conexão, além de fornecer dados cadastrais a autoridades administrativas e policiais (como a polícia e o Ministério Público) nos casos em que a lei determina que não há necessidade de ordem judicial. Contudo, como essa informação não está contida nos contratos, nem em qualquer outro documento oficial da empresa dirigido a clientes, não consideramos que a companhia cumpriu qualquer um dos parâmetros.
CATEGORIA: Defesa da privacidade dos usuários no Judiciário
Resultado: 
A Oi obteve ½ estrela, pois atendeu a um parâmetro (I).
A Oi contestou por ação direta de inconstitucionalidade, junto de outras operadoras via ACEL (Associação Nacional das Operadoras Celulares), artigos da Lei das Organizações Criminosas (Lei nº 12.850/13) no Supremo Tribunal Federal (STF). A justificativa foi que esses artigos violavam o direito à privacidade e intimidade de seus usuários ao permitir que dados pudessem ser entregues diretamente a autoridades policiais, sem a necessidade de ordem judicial. Por isso, atendeu ao parâmetro (I).
Nesse caso, somente consideramos a ação da Oi através de uma entidade de classe pelo fato de as operadoras, individualmente, não terem capacidade de propor uma ação de inconstitucionalidade no STF, de acordo com a Constituição brasileira. Assim, elas necessitam agir através de uma entidade de classe, como a ACEL. Em outros casos em que a participação individual era possível, não consideramos as ações de coletivos nos quais as operadoras participam (ex. a participação da SindiTelebrasil nos debates envolvendo o Marco Civil da Internet).
Quanto ao parâmetro (II), se a Oi se defendeu ou defendeu usuários de pedidos que considerou abusivos, aparentemente a companhia não torna público esse tipo de informação. Também não foram fornecidas ao InternetLab informações dessa natureza na fase de engajamento com as empresas. Assim, por falta de evidência material, foi considerado que a Oi não cumpre esse parâmetro.
CATEGORIA: Posicionamento público pró-privacidade
Resultado: 
A Oi não obteve estrela, pois não atendeu a nenhum dos parâmetros.
Não foi possível identificar a participação da Oi em nenhum dos debates analisados.
CATEGORIA: Relatório de transparência sobre pedidos de dados
Resultado: 
A Oi não obteve estrela, pois não atendeu a nenhum dos parâmetros.
A Oi publica relatório de sustentabilidade sobre suas atividades no Brasil. Entretanto, o relatório não contém qualquer informação relacionada a pedidos de dados recebidos e atendidos.
CATEGORIA BÔNUS: Notificação do usuário
Resultado: 
A Oi não obteve estrela, pois não atendeu ao parâmetro.
Nos materiais consultados, não há menção sobre mecanismos de notificação do usuário em casos de pedidos de autoridades do Estado nos quais o sigilo não estiver imposto por lei.
TIM
CATEGORIA: Informações sobre tratamento de dados
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A TIM obteve ¼ de estrela, pois atendeu a dois parâmetros: o de fornecer informações sobre finalidade de uso dos dados (V) e o de facilidade de acesso às informações (VI). Não há outras informações sobre coleta, tratamento, armazenamento e proteção de dados.
Os contratos analisados afirmam que a companhia irá respeitar a inviolabilidade e sigilo das comunicações de seus clientes, ressalvadas as hipóteses constitucionais e legais de quebra de sigilo e a hipótese de disponibilização de informações para fins estatísticos.
Modalidade pós-pago:
Cláusula 3.5. São assegurados ao CLIENTE os direitos estabelecidos na regulamentação do SMP e na legislação vigente, tais como:
(…)f) inviolabilidade e sigilo de sua comunicação, respeitadas as hipóteses e condições constitucionais e legais de quebra de sigilo de telecomunicações e ressalvada a hipótese de disponibilização de informações, exclusivamente, para fins estatísticos.
Modalidade pré-pago:
Cláusula 3.3. São assegurados ao CLIENTE os direitos estabelecidos no Regulamento do SMP, tais como:
(…)g) inviolabilidade e sigilo de sua comunicação, respeitadas as hipóteses e condições constitucionais e legais de quebra de sigilo de telecomunicações e ressalvada a hipótese de disponibilização de informações, exclusivamente, para fins estatísticos.
O InternetLab considera positivo que a TIM informe seus clientes de que suas informações serão usadas para fins estatísticos. Nesta primeira edição, enquanto aguardamos a regulamentação do Marco Civil da Internet, consideramos que o parâmetro (II) foi cumprido: menos pela completude das informações – o que a TIM não oferece, mais pela distinção. É a única empresa que inclui informação deste tipo.
Quanto à facilidade de acesso, é simples encontrar os contratos no site da TIM (http://www.tim.com.br/). Durante a fase de engajamento com as empresas, a TIM também informou ao InternetLab que fornece uma cópia do contrato no momento da compra e no aplicativo para celular para seus usuários. Por isso foi considerado atendido o parâmetro (VI).
CATEGORIA: Informações sobre condições de entrega de dados a agentes do Estado
Resultado: 
A TIM obteve estrela cheia, pois atendeu aos dois parâmetros.
Os contratos da TIM analisados adotam a seguinte linguagem:
Modalidade pós-pago:
Cláusula 10.12. A TIM dispensará tratamento sigiloso e confidencial aos dados e comunicações do CLIENTE, podendo disponibilizá-los em caso de determinação de autoridade competente.
Modalidade pré pago:
Cláusula 10.4 A TIM dispensará tratamento sigiloso e confidencial aos dados e comunicações do CLIENTE, podendo disponibilizá-los em caso de determinação de autoridade competente.
Nesta primeira edição do QDSD, o InternetLab considerou que o termo utilizado (“autoridades competentes”) é genérico o suficiente para informar que dados poderão ser fornecidos tanto a autoridade judicial quanto autoridade administrativa, quando competentes para fazerem o pedido.
No entanto, ressaltamos que a redação adotada não esclarece ao usuário o fato de existir dados cadastrais e registros de conexão possuírem tratamento jurídico diferenciado. Dados cadastrais podem ser requisitados sem ordem judicial a autoridades administrativas competentes. Atualmente, são elas autoridades policiais e agentes do Ministério Público no âmbito das leis das Organizações Criminosas (Lei 12.850/13, arts. 15 e 17) e de Lavagem de dinheiro (Lei 9.613/99, art. 17-B, adicionado pela Lei 12.683/12). Registros de conexão, contudo, apenas podem ser fornecidos mediante ordem judicial; não podem ser entregues a autoridades administrativas diante de mera requisição.
O cliente sem conhecimento técnico não sabe quais as “autoridades competentes” (Judiciário? Polícia? ANATEL? Receita Federal? Ministério Público?) nem as condições (Ordem judicial? Mera requisição?) em que podem ter acesso a dados. A linguagem jurídica é árida e o próprio Marco Civil indica que as empresas devem fornecer informações claras para seus clientes.
Nas próximas edições do projeto, nossa intenção é levar em consideração a especificação dessas diferenças, premiando empresas que prometem proteger os dados conforme as nuances existentes em lei. Será necessário que a TIM informe clientes de modo mais claro que tipos de dados entrega e em que circunstâncias.
CATEGORIA: Defesa da privacidade dos usuários no Judiciário
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A TIM obteve estrela cheia, pois atendeu aos dois parâmetros.
A TIM contestou por ação direta de inconstitucionalidade, junto de outras operadoras via ACEL (Associação Nacional das Operadoras Celulares), artigos da Lei das Organizações Criminosas (Lei nº 12.850/13) no Supremo Tribunal Federal (STF). A justificativa foi que esses artigos violavam o direito à privacidade e intimidade de seus usuários ao permitir que dados pudessem ser entregues diretamente a autoridades policiais, sem a necessidade de ordem judicial. Por isso, atendeu ao parâmetro (I).
Nesse caso, somente consideramos a ação da TIM através de uma entidade de classe pelo fato de as operadoras, individualmente, não terem capacidade de propor uma ação de inconstitucionalidade no STF, de acordo com a Constituição brasileira. Assim, elas necessitam agir através de uma entidade de classe, como a ACEL. Em outros casos em que a participação individual era possível, não consideramos as ações de coletivos nos quais as operadoras participam (ex. a participação da SindiTelebrasil nos debates envolvendo o Marco Civil da Internet).
Quanto ao parâmetro (II), a TIM forneceu ao InternetLab, durante a fase de engajamento com as operadoras, dois exemplos de ações nas quais contesta pedidos que considerou abusivos perante o poder público. Por essa razão, consideramos ter cumprido o parâmetro.
CATEGORIA: Posicionamento público pró-privacidade
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A TIM obteve ½ estrela, pois atendeu a cinco parâmetros (I, II, III, IV e V).
Quanto ao cumprimento do quesito (I) (participação nos debates), consideramos o fato de a empresa ter participado de diversos debates públicos em nome próprio, como a segunda fase da consulta de regulamentação do Marco Civil da Internet e a consulta pública promovida pela CGI.br sobre o Marco Civil.
A TIM cumpriu os parâmetros (II) (não defender aumento de prazo legal para retenção de dados) e (III) (não defender criação de novas obrigações legais para a guarda de dados), por não defender as medidas elencadas.
Na segunda fase de regulamentação do Marco Civil, a TIM sugeriu que fosse adicionado novo parágrafo no art. 9, o qual versa:
Art. 9º As autoridades administrativas a que se refere o art. 10, § 3º, da Lei nº 12.965, de 2014, indicarão o fundamento legal de sua competência para o acesso e motivação para o pedido de acesso a dados cadastrais.
O novo parágrafo sugerido pela TIM teria como objetivo afirmar que as autoridades administrativas não poderiam fazer pedidos que não estiverem amparados em lei (por exemplo, os pedidos devem estar previstos nas hipóteses da Lei de Organizações Criminosas). Dessa forma, a sugestão da empresa faz com que aumente o ônus da autoridade administrativa, tornando mais difícil a arbitrariedade ou abuso de autoridade nos pedidos feitos sem ordem judicial. Além disso, na consulta do CGI, a TIM também pediu para que houvesse uma definição mais clara de quem seriam as autoridades administrativas habilitadas pelo Marco Civil para requerer dados cadastrais sem ordem judicial:
Relevante especificar quais são as “autoridades administrativas” que detém competência legal para solicitar o acesso aos dados cadastrais, independentemente de ordem judicial, a fim de trazer maior segurança a todos os que podem de algum modo ser afetado, especialmente sob a consideração de que é necessário garantir quem receberá os dados detém a segurança necessária para evitar quaisquer incidentes envolvendo vazamento de dados de terceiros. Ademais, importante que essa entrega somente seja efetivada, desde que se esteja diante de situação de violação de dispositivo legal.
A TIM atendeu, portanto, ao parâmetro (IV) (delimitação das hipóteses de requerimento de dados cadastrais).
Ainda na consulta pública promovida pelo CGI, a TIM sugere dar um “limite ao prazo suplementar de guarda de dados”, pedido através de medidas cautelares previstas no Marco Civil da Internet (arts. 12 e 13). O tempo sugerido é o de 5 anos.
Entendemos que a norma deve especificar qual o prazo máximo de extensão para guarda dos dados de registros de conexão ou de acesso a aplicação mediante solicitação de Autoridade Policial ou de membro do Ministério Público, a fim de evitar a obrigação de guarda por tempo indeterminado. Sugerimos que o prazo seja limitado à prescrição definida no Código Civil, ou seja, cinco anos.
Este posicionamento atinge o parâmetro (V) (regras de limitação a pedidos de guarda de dados).
A TIM não atendeu aos parâmetros (VI) (defender o uso de criptografia) e (VII) (defender processo de anonimização de dados), pois não foi encontrada nenhuma contribuição sobre esses assuntos.
CATEGORIA: Relatório de transparência sobre pedidos de dados
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A TIM não obteve estrela, pois não atendeu a nenhum parâmetro.
A TIM publica relatório de sustentabilidade sobre suas atividades no Brasil. Entretanto, o relatório não contém qualquer informação relacionada a pedidos de dados recebidos e atendidos.
CATEGORIA BÔNUS: Notificação do usuário
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A TIM não obteve estrela, pois não atendeu a nenhum parâmetro.
Nos materiais analisados, não há menção sobre mecanismos de notificação do usuário em casos de pedidos de autoridades do Estado nos quais o sigilo não estiver imposto por lei.
VIVO
CATEGORIA: Informações sobre tratamento de dados
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Vivo Banda Larga Fixa
A Vivo não obteve estrela, pois não atendeu a nenhum parâmetro.
No contrato analisado, não foram encontradas informações sobre tratamento de dados. Apenas é mencionado, de forma geral, que a empresa se compromete a zelar pelo sigilo inerente aos serviços de telecomunicações e pela confidencialidade quanto aos dados e informações do contratante:
Cláusula 5.2.9 Zelar estritamente pelo sigilo inerente aos serviços de telecomunicações e pela confidencialidade quanto aos dados e informações do CONTRATANTE, empregando todos os meios e tecnologia necessárias para assegurar este direito.
Por isso, os parâmetros de (I) a (V) não foram atendidos.
Em relação ao acesso a informações, não há facilidade para acesso aos contratos no site e, quando os encontramos, eles não estão identificados de forma clara. Por isso, o parâmetro (VI) não foi atendido.
Vivo Móvel
A Vivo não obteve estrela, pois não atendeu a nenhum parâmetro.
No contrato analisado, não foram encontradas informações sobre tratamento de dados. Também não há facilidade de acesso a informações. Nenhum dos parâmetros (I a VI) foram atendidos.
CATEGORIA: Informações sobre condições de entrega de dados a agentes do Estado
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Vivo Banda Larga Fixa
A Vivo não obteve estrela, pois não atendeu a nenhum parâmetro. Não encontramos nenhuma menção a essas informações nos documentos analisados.
Em Reunião Ordinária do dia 24 de novembro de 2015, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Crimes Cibernéticos, o Sr. Enylson Flávio Martinez Camolesi (Diretor de Relações Institucionais da Telefonica/Vivo) afirmou que a Vivo atende a ordens judiciais para pedidos de dados e registros de conexão, além de fornecer dados cadastrais à autoridades administrativas em casos de investigações criminais. Contudo, como essa informação não está no contrato nem em outro documento destinado a clientes, não consideramos que a companhia atingiu qualquer um dos parâmetros.
Vivo Móvel
A Vivo não obteve estrela, pois não atendeu a nenhum parâmetro. Não encontramos nenhuma menção a essas informações nos documentos analisados.
Em Reunião Ordinária do dia 24 de novembro de 2015, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Crimes Cibernéticos, o Sr. Enylson Flávio Martinez Camolesi (Diretor de Relações Institucionais da Telefonica/Vivo) afirmou que a Vivo atende a ordens judiciais para pedidos de dados e registros de conexão, além de fornecer dados cadastrais à autoridades judiciais em casos de investigações criminais. Contudo, como essa informação não está no contrato nem em outro documento destinado a clientes, não consideramos que a companhia atingiu qualquer um dos parâmetros.
CATEGORIA: Defesa da privacidade dos usuários no Judiciário
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A Vivo obteve ½ estrela, pois atendeu a um parâmetro (I).
A Vivo contestou por ação direta de inconstitucionalidade, junto de outras operadoras via ACEL (Associação Nacional das Operadoras Celulares), artigos da Lei das Organizações Criminosas (Lei nº 12.850/13) no Supremo Tribunal Federal (STF). A justificativa foi que esses artigos violavam o direito à privacidade e intimidade de seus usuários ao permitir que dados pudessem ser entregues diretamente a autoridades policiais, sem a necessidade de ordem judicial. Por isso, atendeu ao parâmetro (I).
Nesse caso, somente consideramos a ação da Claro através de uma entidade de classe pelo fato de as operadoras, individualmente, não terem capacidade de propor uma ação de inconstitucionalidade no STF, de acordo com a Constituição brasileira. Assim, elas necessitam agir através de uma entidade de classe, como a ACEL. Em outros casos em que a participação individual era possível, não consideramos as ações de coletivos nos quais as operadoras participam (ex. a participação da SindiTelebrasil nos debates envolvendo o Marco Civil da Internet).
Quanto ao parâmetro (II), se a Vivo se defendeu ou defendeu usuários de pedidos que considerou abusivos, aparentemente a companhia não torna público esse tipo de informação. Também não foram fornecidas ao InternetLab informações dessa natureza na fase de engajamento com as empresas. Assim, por falta de evidência material, foi considerado que a Vivo não cumpre esse parâmetro.
CATEGORIA: Posicionamento público pró-privacidade
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A Vivo obteve ½ estrela, pois atendeu a quatro parâmetros (I, II, III, IV).
Encontramos posicionamentos da Vivo nos processos de consulta pública sobre a regulamentação do Marco Civil da Internet (na plataforma do Ministério da Justiça) e sobre o Anteprojeto de Lei para a Proteção de Dados Pessoais (na plataforma do Ministério da Justiça).
Por ter participado de diversos debates públicos em nome próprio, a Vivo cumpriu o parâmetro (I) (participação nos debates).
A Vivo preencheu os parâmetros (II) (não defender aumento de prazo legal para retenção de dados) e (III) (não defender criação de novas obrigações legais para a guarda de dados), por não defender as medidas que elencadas.
Na 2ª fase de regulamentação do Marco Civil, a Vivo afirmou que deveria ser explicitado:
O rol indicativo das autoridades administrativas, as quais faz referência o presente artigo, tendo em vista que o disposto no Artigo 10.º § 3º da Lei n.º 12965 de 23 de Abril de 2014, também não as elenca. Ao mesmo tempo, necessário se faz explicitar que, além da indicação do fundamento legal que garante a competência na obtenção das informações e da respectiva motivação necessária, também é preciso que a autoridade administrativa solicitante se atenha a obter informações que atendam suas finalidades precípuas.
Além disso, a Vivo propôs novo artigo cujo objetivo seria incluir expressamente as “autoridades competentes” e exigir fundamentação do pedido por dados cadastrais:
Art. 9.º As autoridades administrativas [rol de autoridades competentes] indicarão o fundamento legal de sua competência para o acesso e motivação para o pedido de acesso a dados cadastrais, devendo, o pedido, ser relativo ao âmbito de suas competências e finalidades precípuas.
Em face disso, atendeu ao parâmetro (IV) (delimitação das hipóteses de requerimento de dados cadastrais).
Os parâmetros (V) regras de limitação pedido/acesso de guarda de dados), (VI) (defender o uso de criptografia) e (VII) (defender processo de anonimização de dados) não foram contemplados nas manifestações da empresa.
CATEGORIA: Relatório de transparência sobre pedidos de dados
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A Vivo não obteve estrela, pois não atendeu aos parâmetros.
O grupo Telefónica, do qual a Vivo faz parte, publica relatório de sustentabilidade sobre suas atividades no Brasil. Entretanto, o relatório não contém qualquer informação relacionada a pedidos de dados recebidos e atendidos.
CATEGORIA BÔNUS: Notificação do usuário
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A Vivo não obteve estrela, pois não atendeu ao parâmetro.
Nos contratos, não há menção sobre mecanismos de notificação do usuário em casos de pedidos de autoridades do Estado nos quais o sigilo não estiver imposto por lei.
GVT
CATEGORIA: Informações sobre tratamento de dados
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A GVT não obteve estrela, pois não atendeu a nenhum parâmetro. Não foram encontradas informações sobre coleta, uso, armazenamento e proteção de dados.
Em seu contrato, a companhia afirma que o cliente tem direito à privacidade nos documentos de cobrança e na utilização de seus dados pessoais pela GVT :
Cláusula 4.3, o. Zelar pelo sigilo inerente aos serviços de telecomunicações e pela confidencialidade quanto aos dados e informações do ASSINANTE, empregando todos os meios e tecnologia necessários para assegurar este direito dos usuários.
No entanto, não especifica qual tipo de proteção será dada a esses dados. Por isso, sequer o parâmetro (IV), que exige informações sobre proteção de dados (práticas de segurança e políticas de acesso, por exemplo) pode ser considerado atendido.
Não havia facilidade no acesso aos contratos no site da companhia até o início de março de 2016 (https://assine.gvt.com.br/). Na primeira página não há nenhuma referência à área na qual os contratos podem ser encontrados, sendo necessário vasculhar a parte “banda larga” do site para acessá-los. É importante apontar que na versão do site até o dia 12 de outubro de 2015 era consideravelmente mais fácil ter acesso a esse tipo de informação. Dessa forma, com a reformulação de sua página eletrônica, a GVT passou a não mais atender o parâmetro (VI).
CATEGORIA: Informações sobre condições de entrega de dados a agentes do Estado
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A GVT obteve estrela cheia, pois atendeu aos dois parâmetros.
O contrato da GVT analisado adota a seguinte linguagem:
14.3 (…) a Receptora não terá qualquer obrigação de preservar o sigilo relativo à informação que: a) era de seu conhecimento antes desta contratação, e a informação foi obtida sem sujeição a qualquer obrigação de sigilo; b) for revelada a terceiros pela Reveladora, com isenção de restrições; c) estiver publicamente disponível; d) for total e independentemente desenvolvida pela Receptora; ou e) tenha sido exigida por ordem judicial ou administrativa.
Nesta primeira edição do QDSD, o InternetLab considerou que a linguagem da “isenção de responsabilidade” quando “informação” for exigida por “ordem judicial ou administrativa” é suficiente para informar que dados poderão ser fornecidos tanto a autoridade judicial quanto autoridade administrativa, quando competentes para fazerem o pedido.
No entanto, ressaltamos que a redação adotada não esclarece ao usuário o fato de existir dados cadastrais e registros de conexão possuírem tratamento jurídico diferenciado. Dados cadastrais podem ser requisitados sem ordem judicial a autoridades administrativas competentes. Atualmente, são elas autoridades policiais e agentes do Ministério Público no âmbito das leis das Organizações Criminosas (Lei 12.850/13, arts. 15 e 17) e de Lavagem de dinheiro (Lei 9.613/99, art. 17-B, adicionado pela Lei 12.683/12). Registros de conexão, contudo, apenas podem ser fornecidos mediante ordem judicial; não podem ser entregues a autoridades administrativas diante de mera requisição.
O cliente sem conhecimento técnico não sabe quais autoridades (Judiciário? Polícia? ANATEL? Receita Federal? Ministério Público?) podem ter acesso a dados, e quais tipos de dados (informações cadastrais? registros de conexão?), por “ordem judicial ou administrativa”. A linguagem jurídica é árida e o próprio Marco Civil indica que as empresas devem fornecer informações claras para seus clientes.
Nas próximas edições do projeto, nossa intenção é levar em consideração a especificação dessas diferenças, premiando empresas que prometem proteger dados conforme as nuances existentes em lei. Será necessário que a GVT informe clientes de modo mais claro que tipos de dados entrega e em que circunstâncias.
CATEGORIA: Defesa da privacidade dos usuários no Judiciário
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A GVT não obteve estrela, pois não atendeu a nenhum dos parâmetros.
Não encontramos nenhuma ação em tribunais, contestando legislação, da qual a GVT participasse. Tampouco encontramos ações nas quais defendessem usuários ou contestassem pedidos abusivos. Também não foram fornecidas ao InternetLab informações dessa natureza na fase de engajamento com as empresas. Assim, por falta de evidência material, foi considerado que a GVT não cumpre os parâmetros.
Vale mencionar que, ao contrário das demais empresas analisadas que receberam crédito pelo parâmetro (I) por participarem de ação direta de inconstitucionalidade (ADI) via ACEL (Associação Nacional das Operadoras Celulares), contestando artigos da Lei das Organizações Criminosas (Lei nº 12.850/13), a GVT é um provedor de Internet banda larga fixa. A ADI em questão é de um coletivo de operadoras de telefonia móvel, as quais são também provedores de Internet móvel. A GVT é, contudo, igualmente afetada pelas obrigações dessa lei, o que também poderia ter lhe dado razão para desafiá-la.
CATEGORIA: Posicionamento público pró-privacidade
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A GVT não obteve estrela, pois não atendeu aos parâmetros.
Não foi possível identificar a participação da GVT em nenhum dos debates.
CATEGORIA: Relatório de transparência sobre pedidos de dados
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A GVT não obteve estrela, pois não atendeu aos parâmetros. Não foi encontrado nenhum relatório de transparência elaborado pela empresa.
CATEGORIA BÔNUS: Notificação do usuário
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A GVT não obteve estrela, pois não atendeu ao parâmetro.
Nos materiais consultados, não há menção sobre mecanismos de notificação do usuário em casos de pedidos de autoridades do Estado nos quais o sigilo não estiver imposto por lei.
Acreditamos que construir canais de diálogos com as empresas avaliadas é fundamental para o sucesso do projeto, visto que um de seus objetivos é estimular a adoção de boas práticas. Por isso, mandamos a primeira versão do projeto para as empresas em 11/12/15 e oferecemos oportunidades para que pudessem: (i) manifestar suas considerações sobre a metodologia e os critérios utilizados no projeto; (ii) enviar materiais para complementar a pesquisa; e (iii) apresentar pontos de discordância quanto a avaliação.
É importante ressaltar que, as decisões finais foram do InternetLab, levando em consideração os argumentos e novos materiais apresentados pelas empresas.
-critérios
O projeto QDSD avaliou provedores de acesso à Internet com base nas seguintes perspectivas:
- comprometimento público com obediência à lei;
- transparência sobre as práticas e políticas;
- adoção de práticas e posturas pró-usuário.
O QDSD visa avaliar como as empresas reagem a proteções a usuários estabelecidas em leis. O Marco Civil da Internet exige, por exemplo, que provedores de Internet disponibilizem informações claras e completas sobre tratamento que provedores de Internet conferem a dados pessoais de usuários. Esse dispositivo pretende garantir transparência da empresa ao cliente sobre as práticas que adota. Em face disso, procuramos nos documentos oficiais das empresas como respondem a esse dever legal. Se e quando encontramos tais informações, a empresa é premiada com uma estrela.
Nesse mesmo sentido, também avaliamos se as empresas prometem entregar dados cadastrais e dados relativos a registros de comunicações (endereços de IP e logs de acesso) segundo os termos estabelecidos pelo Marco Civil. Quando o teor da lei se reflete no comprometimento público das empresas com seus clientes, ela recebe estrela. Da mesma forma, quando a empresa desafia pedidos abusivos, fora dos padrões legais, também é prestigiada com estrela.
À base do QDSD está, portanto, o incentivo à transparência sobre práticas e políticas adotadas pelas empresas. Com o mesmo propósito em mente, e, considerando a crescente dependência de policiais e promotores, no âmbito de investigações, em relação a provedores de Internet, era fundamental estimular transparência sobre as formas como ocorrem a colaboração. Assim, o QDSD avaliou se as empresas publicam relatórios de transparência em que informam sobre pedidos de dados que recebem de agentes do Estado, por exemplo. Se e quando tais materiais são encontrados, a empresa ganha estrela.
Por fim, ao lado de comprometimento com a lei e transparência, o QDSD avaliou o engajamento de empresas com práticas e políticas pró-privacidade do usuário. Quando a empresa se posiciona em debates públicos sobre leis e regulamentos que afetam a privacidade de usuários, defendendo mais garantias ao usuário, ela é premiada com estrela. Como tentativa de incentivar uma prática ainda considerada inovadora no Brasil, também avaliamos se a empresa notifica usuários acerca de pedidos e entregas de dados. O objetivo aqui é reforçar as possibilidades de defesa de usuários contra pedidos sem fundamento legal. Quando a empresa notifica usuários, sempre que ausente proibição legal, ganha estrela.
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Quando avaliamos informações sobre tratamentos de dados e entrega de dados demandados por autoridades policiais, avaliamos se, em algum documento oficial, as empresas indicam que obedecem às leis que regulam tais práticas. O Marco Civil da Internet, por exemplo, exige que provedores de Internet disponibilizem informações claras e completas sobre tratamento que empresas conferem a dados. Assim, verificamos se, em algum lugar, poderíamos encontrar tais informações e, em caso positivo, a empresa ganharia uma estrela.
Quando avaliamos No segundo grupo, estão os critérios que tentam medir se a empresa é transparente quanto a suas práticas de proteção de privacidade em relação ao público. Ou seja, se publica relatórios de transparência com …, como a empresa interpreta as leis que determinam a violação da privacidade de usuário quando há termos muito amplos etc. Os critérios que avaliam esse aspecto são o 2 e 3.
No terceiro e último grupo, encontramos critérios sobre as práticas de privacidade e posturas pró-usuário das empresas. Avaliamos, por exemplo, quais foram os posicionamentos das empresas em debates públicos sobre a regulamentação do Marco Civil e do Anteprojeto da Lei de Proteção de Dados Pessoais – a empresa se posicionou de forma a garantir mais direitos para o usuário? Defendeu práticas que podem proteger a privacidade? Os critérios que avaliam esse aspecto são 4, 5 e o bônus.